O sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus montevidensis) é um anfíbio anuro de porte pequeno que apresenta coloração dorsal preta ou marrom-escura, sendo que alguns indivíduos possuem pequenas manchas amareladas e o ventre apresenta marcações vermelhas.

A espécie apresenta status de vulnerável nas nas listas de animais ameaçadas (IUCN e Lista de fauna ameaçada do estado e RS), sua população sofre com a destruição do habitat.

Habita e se reproduz em zonas úmidas entre as faixas de dunas e campos alagadiços e sua reprodução acontece após eventos chuvosos e costumam ocorrer sempre nos mesmo locais onde um grande números de indivíduos se concentram para acasalar.

Sua distribuição ocorre na planície costeira do extremo sul do Brasil, ocorrendo nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chui. A equipe da ARDEA vem monitorando a espécie desde 2012 na região e ja constatou agrupamentos de até 400 indivíduos no Chui e no Banhado Salies, ao sul da Lagoa Mangueira, destacando a importância do local para a espécie.